Páginas

Poesia de Shakespeare "Você aprende"

Arte dos povos do vale do rio Omo - África

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Boa noticia para os professores e especialistas da rede municipal de Campinas!

Prefeito sanciona Projeto de Lei, para meia entrada aos professores da Rede

“ LEI Nº 13.719 DE 16 DE NOVEMBRO DE 2009”
Institui, no Âmbito do Município de Campinas/SP, o Direito à Meia- Entrada,em Favor dos Professores da Rede Municipal de Ensino, em Estabelecimentos,Tanto Públicos Quanto Privados, que Proporcionem Lazer,Entretenimento e/ou Promovam a Difusão Cultural, nos Termos em que Especifica e dá outras Providências
A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Campinas, sanciono e promulgo a seguinte lei:
Art. 1º - É assegurado o pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor realmente cobrado para o ingresso em casas de diversões, praças desportivas e similares, feiras temáticas, museus e teatros, aos professores da rede pública municipal, na cidade de Campinas/SP.
§ 1° - Fica assegurado o benefício previsto no caput também aos professores que estejam em exercício de suporte pedagógico, a exemplo de diretores, vice-diretores, orientadores e coordenadores pedagógicos e supervisores educacionais.
§. 2° - A meia-entrada corresponderá sempre à metade do valor do ingresso cobrado, ainda que sobre o seu preço incidam descontos ou atividades promocionais.
Art. 2º - Consideram-se casas de diversões, para os efeitos desta Lei, os estabelecimentos,públicos e privados, que realizarem espetáculos musicais, artísticos, circenses,teatrais, cinematográficos, exposições, eventos temáticos, atividades sociais recreativas e quaisquer outros que proporcionem lazer e entretenimento.
Art. 3° – A prova da condição prevista no art. 1°, para recebimento do benefício, será feita através da carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal da Educação.
Art. 4° - Em caso de descumprimento, caberá ao Departamento de Cidadania – PROCON, receber, investigar e fiscalizar, as denúncias aplicando aos infratores, as seguintes penas, na seguinte proporção:
a) advertência;
b) multa de 100 UFICs;
c) a cada reincidência, o dobro da multa;
d) na quinta reincidência, a cassação do alvará de funcionamento, com a conseqüente lacração do imóvel para aquele fi m.
Art. 5° - O Poder Executivo Municipal regulamentará a presente norma, através do competente decreto, no prazo de 60 (sessenta) dias, após a promulgação e publicação desta Lei.
Art. 6° – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, mas seus efeitos de eficácia ficam postergados para 1° de janeiro de 2010.
Campinas, 16 de novembro de 2009
DR. HÉLIO DE OLIVEIRA SANTOS

domingo, 3 de janeiro de 2010

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tome chá verde e perca 5 kgs. em 15 dias!

DIETA DO CHÁ VERDE: 5kg em 15 dias

Chá Verde (Camellia sinensis)

CARDÁPIOS : cardápio leve + chá verde = corpo enxuto

O sabor é amargo, mas logo você vai descobrir que o sacrifício de beber algumas xícaras de chá verde todos os dias vale a pena. Só para começar a lista de benefícios: ajuda a secar gordurinhas. É sério! Essa bebida milenar (e tão na moda atualmente) tem o poder de emagrecer. E existe comprovação científica. Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, conceituada revista da Sociedade Americana de Nutrição, acompanhou dois grupos de gordinhos. Os dois seguiram um cardápio de baixa caloria. Mas só o primeiro bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia. No final do estudo, esses pacientes queimaram 4% a mais de gordura que o grupo que passou longe do chá. A explicação é que a bebida tem ação lipolítica. Não só isso: “O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão”, diz a nutricionista Vanderlí Marchiori, especializada em fitoterapia e colaboradora da Associação Paulista de Nutrição. Mas não vale dar um ou dois golinhos – você tem de se comprometer a, diariamante, tomar pelo menos cinco xícaras. Siga ainda o cardápio (veja a seguir) criado pela nutricionista Simony Gaboardi, da Clínica Vanderlí Marchiori, em São Paulo. A combinação chá verde + dieta faz você emagrecer até 5 quilos em 15 dias!
OUTROS PODERES

Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces. Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. “Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer”, diz Vanderlí. Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.

COMO PREPARAR

É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
GOSTINHO BOM

Dá, sim, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

DÚVIDAS SOBRE O CHÁ VERDE:

Quantas xícaras de chá devo beber por dia para emagrecer?
De cinco a seis xícaras. Se você quiser ir além, fique à vontade. Segundo o clínico geral e fitoterapeuta Miguel Mussi, do Centro de Terapias Integradas, no Rio de Janeiro, o consumo do chá verde é milenar e não há notícias de efeitos colaterais, a não ser em quem tem sensibilidade à cafeína presente na composição.

Qual a temperatura e o horário ideais para se beber o chá?
Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado –, desde que tenha sido feito da maneira adequada. E se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.

Posso adoçar o chá verde?
Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.

O chá de saquinho funciona?
“Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático”, diz Vanderlí. Ela sugere que você invista no chá verde da Weleda, Mãe Terra, Moinho Especial, Natural Med, Yamamotoyama, ArmaZen ou Panizza Laboratório Fitoterápico. “São marcas que selecionam a parte correta da planta, além de secar, embalar e armazenar a erva de maneira adequada.” Na minha cidade só tem o chá em sachê. O que devo fazer? Nesse caso, escolha um produto que traga no rótulo a informação de que a planta usada é a Camellia sinensis.

Posso tomar cápsula no lugar do chá?
Ao contrário do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.

O chá preto e o banchá têm o mesmo efeito do chá verde?
Todos os três são extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá preto e o banchá passam por processos diferentes de torrefação e fermentação que reduzem os benefícios da erva, especialmente no caso do chá preto. O banchá oferece benefícios mais próximos ao do chá verde e tem o sabor mais suave.

Dá para fazer o chá horas antes de consumí-lo?
O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. “Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Depois disso, as perdas são consideráveis”, explica Vanderlí. Então, para facilitar a dieta, prepare de uma só vez a quantidade de chá necessária para um dia, e coloque-o numa garrafa térmica ou jarra de vidro ou inox (evite recipientes de plástico ou alumínio) dentro da geladeira.

Existe algum segredo para armazenar a erva?
Em local seco, fechado e ao abrigo da luz.

Tem alguma contra-indicação?
Sim. Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se você pode consumir o chá verde.

Benefícios Fisiológicos e Terapêuticos do Chá Verde (Camellia sinensis)
Segundo pesquisas científicas desenvolvidas na Ásia, Europa e América do Norte

• Combate o envelhecimento precoce das células;
• Auxilia na regeneração da pele;
• Promove a longevidade saudável;
• Reduz o colesterol total e níveis de LDL (mau colesterol);
• Aumenta os níveis do HDL (bom colesterol);
• Reduz a pressão arterial;
• Actua como anti-coagulante intravascular;
• Reduz o risco de enfarte do miocárdio;
• Reduz os riscos de AVC (derrame cerebral);
• Reforça os vasos sanguíneos;
• Reduz os riscos de vários tipos de câncer;
•Fortalece o sistema imunológico;
• Atua como anti-inflamatório e antigripal;
• Ajuda a dilatar os brônquios, facilitando a respiração dos asmáticos;
• Auxilia nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia;
• Protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas;
• Auxilia nos processos digestivos;
• Previne a formação de pedras na vesícula e nos rins;
• Ajuda a normalizar a função da tiroide;
• Previne cáries dentárias e gengivite.

Fonte: Uol, Boa Forma, vida saudável

CHÁ VERDE EMAGRECE!

Chá Verde - Para Emagrecer
Postado por Cabuloso.com
Estudos comprovam que a combinação diária de cerca de cinco chávenas (xícaras), de chá verde, com um regime alimentar de baixo teor calórico, contribuem para que o organismo queime cerca de mais 4% das calorias nos indivíduos que o bebem, do que nos que só seguem o regime de baixas calorias.
O chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar a gordura, sendo possível perder cerca de 5kg em apenas duas semanas, com a “dieta do chá verde”. É um fato!
Além das suas propriedades adelgaçastes, também é um antioxidante que regenera a pele, contribuindo para o rejuvenescimento da pele e desacelerar o processo de envelhecimento.
Deve ser tomado de imediato, sem quaisquer açucares ou adoçantes, para não perder propriedades, no entanto pode adicionar uma pequena colher de mel.
Já não é a primeira vez que escrevo acerca deste chá. Por conter cafeína, é um excelente substituto do café, na medida em que este, ao contrário do outro, não engorda. Clique aqui para saber porquê!
As culturas orientais elegem-no há mais de 5.000 anos, porque além de ser delicioso, é um purificante do organismo de grande eficácia. Rico em polifenóis, vitaminas e bioflavonóides, esta combinação milagrosa confere-lhe propriedades anticancerígenas e antioxidantes.
Conheça mais algumas características deste chá:
1. Combate o envelhecimento da pele;
2. Acelera o metabolismo;
3. Reforça o sistema imunitário;
4. Previne doenças cardíacas;
5. Regulador dos níveis de colesterol.

Comece bem o ano - 13 motivos para correr

13 motivos para correr - saúde e beleza / cabuloso.com

Esse esporte é uma atividade física completa, que faz bem ao corpo todo. O certo para quem está começando é correr em dias alternados, de 3 a 4 vezes por semana, e fazer outra atividade aeróbia como bicicleta e natação.
É possível ter benefícios com 30 a 60 minutos a cada prática. Em todos os casos, entretanto, a musculação e os alongamentos são essenciais para dar um bom suporte ao corpo, além de ajudar a melhorar a performance na corrida, antes de começar, não deixe de ir ao médico e fazer uma avaliação física , então veja abaixo os 13 motivos e mexa-se:
1. Coração: Com a corrida o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo melhorando a ejeção sanguínea. O coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.
2. Pulmões: Com a corrida faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.
3. Ossos: Ajuda a estimular a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.
4. Pressão Arterial: Correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos planos.
5. Cérebro: Aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.
6. Peso: Quanto maior a corrida maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, ajudando a perda ou manutenção do seu peso. Em 1 hora de treino, uma pessoa chega a queimar até 950 calorias.
7. Colesterol: Ajuda bastante a diminui os níveis de LDL que é o colesterol ruim. Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDLque é o colesterol bom , encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.
8. Estresse: A corrida há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.
9. Sono: A atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.
10. Músculos: Ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.
11. Rins: O aumento da circulação há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.
12. Articulações: Torna a cartilagem das articulações mais espessa o que protege melhor essas regiões tão frágeis.
13. Aumenta a libido: Depois 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais 1 hora. As mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a auto-confiança.

Portanto, não é difícil ter uma boa saúde, é só começar a correr!